“I lived in books more than I lived anywhere else!”
(Neil Gaiman)
04.10.17 | Hoje é o dia Dela… Oh! Ela… Ela que entrou na minha vida por acaso, num acaso feliz que vem dos “amigos que não fazemos na vida profissional”, mas que na verdade fazemos!… Das pessoas que passam de conhecidos, a colegas… e Amigos! Ela… Entrou, ficou e por aqui permanece!
Ela… que é filha do meu Parceiro de labuta (Jorgito!!!) – de quem me aturou todos os dias, durante mais de quatro anos, com uma paciência de Santo, sempre disponível para responder a todos os meus Porquê? Porquê? Porquê? (não foram poucos!)… e todas as respostas vieram com um Sorriso na cara e (com)paixão no Olhar! Eu adotei-o como Pai Lisboeta, e a Ela… como Irmã Caçula! #boasescolhas.
Já por aqui falei do meu apreço pelos encontros bons da Vida e da importância da nossa capacidade de escolher quem fica connosco… (eu escolhi-os!!!) Da mesma forma, nunca é demais reconhecer e agradecer a generosidade das pessoas que passam por nós e nos ensinam algo todos os dias, que nos ajudam a crescer e a tornamo-nos melhores pessoas (e profissionais)!

Ela… Ana Catarina | Ana para os Amigos, Catarina para o Pai (e por arrasto para mim)… os Sábios dizem que esta combinação de nomes, de origens diferentes, significa mulher pura cheia de graça, mulher casta graciosa:
Ana | origem no nome hebraico Hannah, que evoluiu para o latim Anna | significa cheia de graça, graciosa.
Catarina | origem do grego Aikaterhíne, que deriva da palavra kathará | significa pura ou casta.
Dizem, ainda, que quem adquire a conjugação destes nomes é uma pessoa alegre, divertida, que recebe a graça dos deuses e se sente independente, livre…

Depois de te conhecer, revejo-te na essência do teu nome… Numa espécie cosmopolita de “coisa mais linda, mais cheia de graça, que vem e que passa”, que sabe o que quer, como quer e quando quer! Mas antes… foram tantas as vezes que ouvi falar de ti… Catarina para aqui, Catarina para ali… Imaginava uma miúda (sim, geração 90!!!) mimada pelo Pai (#meidentifico) que andava a deambular na descoberta dos caminhos que queria seguir…
Qual não foi o meu espanto quando te vi: Miúda?! Mais no B.I. do que na Pessoa… Mimada?! Talvez… mas independente, sonhadora, dona da sua vida e dos seus Porquês – a maioria já com resposta! Alguém que sabe bem o que quer e, ainda melhor, o que não quer e, ainda assim… uma Miúda! Em tanto a cara do teu pai e muito mais igual a Ele do que se possa aqui admitir… Aquele vosso ar sério e pensamento seguro, de quem sabe o que diz e não gosta de não ser levado a sério e… ao mesmo tempo, com um humor certeiro, acompanhado de gargalhadas prontas e ruidosas! Eu sei que não gostas de ser o centro das atenções, mas… perdoa-me: hoje tem mesmo que ser!

Adoro o teu jeitinho nerdy, que personifica aquilo que um dos teus autores preferidos | Neil Gaiman | diz: “I lived in books more than I lived anywhere else!” Eu arrisco ir mais longe e digo que tu vives nos teus livros e ao partilhá-los com quem te acompanha, como eu, levas-nos contigo para essa Vida… entramos de tal forma que não queremos mais sair!
Adoro os teus pontos de vista e ainda mais a frontalidade com que os defendes… quem não te conhece poderá assustar-se… mas eu fico confiante, apoiante e difusora da ideia! Em mim, já deixaste a tua marca… Deste-me um dos empurrões que eu precisava para a concretização da minha vontade de fazer acontecer este Site, de Calçar a minha Sapatilha e Correr… foste amiga, irmã, treinadora, adepta, comentadora… tudo numa só! E puff aconteceu!

Espero que mantenhas esta energia, que faz da tua presença a alegria do espaço, que contagia quem te rodeia… e que nos faz acreditar que tudo é possível, e está à distância da nossa disposição para o concretizar! Sonha | sonha muito | e cada vez mais… depois, torna muito disso realidade… mesmo que seja digital! Continua a traçar o teu caminho segura das tuas certezas, superando as incertezas do que não controlamos e, só mais tarde, percebemos o seu sentido… confia na tua irmã mais velha e acredita nos timings da Vida!
Ela… Ana Catarina Nascimento… Ela, que vive a vida à sua maneira!
(Quote: She Moves In Her Own Way, The Kooks)