What makes the desert beautiful, said the little prince, is that somewhere it hides a well…
(Antoine de Saint-Exupéry, The Little Prince)
Senhoras e senhores passageiros, último destino: Calama! Aterramos nesta cidade na zona norte do Chile, para chegarmos ao Deserto do Atacama. É o mais alto e seco do Mundo, situado a cerca de 2.440m acima do nível do mar e com alguns passeios turísticos a mais de 4.000m!…

Se revivi Buenos Aires numa declaração de Amor, para recordar o Deserto convido-te a voltares à tua Infância: és uma criança feliz que acabou de receber um Presente!… Rasgas o papel de embrulho com entusiasmo e arregalas os olhos quando vês que é uma Caixinha!… Pelo peso, tem coisas dentro!… Agitas, na curiosidade do momento, e percebes que, afinal, não é só uma, mas… Quantas são?! O que são?! Com medo e ansiedade colocas a mão dentro e vais tirando, uma a uma… Soltas um ar de espanto (Wooow!!!) e um sorriso largo ilumina o teu rosto! À medida que as surpresas saltam, ficas mais maravilhado, mais espantado, mais entusiasmado, mais encantado, mais deliciado, mais compenetrado e comprometido com o que vais recebendo!…

Reconheces esta sensação? Uma adrenalina crescente e contagiante, entre ti e o meio que te rodeia: quando vês a coisa mais bonita do Mundo, não é que, a seguir, vem outra, ainda mais impressionante? Quando deambulas pelos caminhos, olhas à tua volta…. e não é que parece mudares de cenário como quem muda de fundo de quadro de parede? Foi assim que me senti em Atacama: o Deserto era a minha Caixinha e cada experiência que nele tive foi uma Surpresa que tirei de dentro dela! Foram dias cheios de vivências únicas, uma mais bonita do que a outra, uma mais desafiante do que a outra, uma mais “sem ar” do que a outra, e todas com poucas palavras capazes de expressarem a dimensão do momento e da recordação que guardo!…

De volta ao dia a dia, convido-te a entrares nesta viagem comigo e a ativares os teus cinco sentidos, mesmo que de uma forma mais figurada do que real, mas com o desejo de que um dia a tornes real! Nesse momento, vais perceber na pele aquilo que te vou tentar mostrar em seguida… Vamos ver montanhas nevadas, mergulhar em lagoas (hiper) salgadas e outras (hiper) quentes, ver o sol a pôr-se atrás do Vale, contemplar lagos coloridos, cumprimentar flamingos, subir a um vulcão e encantarmo-nos por geysers…
Estás preparado?! 3…2…1…

DIA 1 • LAGUNA CEJAR | OJOS DEL SALAR | VALE DE LA LUNA | TOUR ASTRONÓMICO
Laguna Cejar


Flutuámos sem esforço na Laguna Cejar, graças à sua elevada concentração de sal na água (maior do que no Mar Morto)!…
Ojos del Salar

Mergulhámos em duas crateras com água não tão salgada como a da Laguna Cejar, onde se pode mergulhar (e afundar!)…
Vale de la Luna



Deliciámo-nos com o Pôr do Sol mais bonito do Mundo!… Pelo menos para mim! A envolvente é encantadora, a energia das pessoas em confraternização é contagiante, o tempo passa e à medida que o sol se despede fica a nostalgia de quem quer parar o tempo (“só mais um segundo, pf!”)…
DIA 2 • PIEDRAS ROJAS | LAGUNAS ALTIPLÂNICAS | SALAR DO ATACAMA
Piedras Rojas


Percorremos as Piedras Rojas como numa corrida de resistência em Pista! O espaço não é extenso, mas para todos os lados que nos virávamos a paisagem era mais cativante, mais impressionante, mais apaixonante…
Lagunas Altiplânicas

O que parecia ser “só mais uma Lagoa” proporcionou-nos o momento de reflexão e agradecimento ao Universo… pelo que tínhamos vivido até àquele momento e pelo que (nem) sonhávamos que estava por viver…
Salar do Atacama


Enriquecemos a nossa networking com os (amigos) Flamingos!… #pinklovers
DIA 3 • VULCÃO TOCO | TERMAS VULCÂNICAS DE PURITAMA
Vulcão Toco



Desafiámo-nos!!! O Vulcão Toco está inativo e a sua cratera situa-se a 5.640m de altitude. Alcançámos os 5.000m de carro e à saída sentimos logo que o ar era diferente… Respirámos fundo com a certeza de que chegaríamos ao Topo do Toco… 640m depois!… Foi uma luta interior para respirar pausadamente e num ritmo estável, o frio foi ultrapassado com a ajuda do Sol e dos metros percorridos… Foi, literalmente, uma experiência de “suster a respiração”! A sensação de Conquista foi a cereja em cima do bolo desta viagem, que só foi possível porque a alcançámos juntas – eu, a Helena, a Nicolle!
DIA 4 • GEYSERS DEL TATIO


Surpreendemo-nos com o poder da Natureza e vivemos a prova de que o Homem é insignificante no meio de tal grandiosidade! Foi incrível presenciar o movimento e envolvimento da água, o seu vapor e o ar… todos estes elementos, numa sintonia perfeita!…
“Surpreendemo-nos com o poder da Natureza e vivemos a prova de que o Homem é insignificante no meio de tal grandiosidade! ” compreendo tanto o que dizes, tive exatamente o mesmo pensamento quando fui este ano ao Peru. A obra do homem é bonita, mas a da Natureza (Universo, Deus, como quiseres chamar) e incrivelmente bela e grandiosa. Somos do tamanho do mundo que conhecemos…. que eu e tu Diana, sejamos grandes!
GostarLiked by 1 person
Marisa, acredito que estamos em crescimento neste (nosso) Mundo que ele nos vai surpreender cada vez mais e com maior intensidade! Sejamos grandes… à altura dos desafios 🙂
GostarGostar