HOJE É DIA DELA | NICOLLE FERNANDES

Creativity is intelligence having fun.

(Albert Einstein)

Na vida, acredito pouco no acaso e muito numa força maior, que vem de fora para dentro e que nos toca, envolve e transforma… Leva-nos a escolher um caminho em detrimento de outro, sem uma razão aparente; a conhecer várias pessoas e no meio de multidões escolher umas | em especial | para nos acompanharem, para nos ouvirem, para nos apoiarem, para nos alinharem, ou, simplesmente, para nos darem colo… onde ficamos e o tempo pára! Não sei o nome deste fenómeno, chamemos-lhe Destino!…

 

IMG_8882.JPG

Consigo encontrar em mim alguns momentos em que este feitiço foi evidente e que se tornaram visíveis na minha maneira de ser: no descobrir o que ambiciono e não descansar enquanto não o conquistar! Foi assim nos meus teatros de criança para conseguir o que queria, ou quando decidi mudar de faculdade, ou fazer Erasmus, ou trocar o Porto por Lisboa, ou criar este blog! Ao mesmo tempo, reconheço momentos em que fui apanhada desprevenida e enfeitiçada: quando percebo a luz e importância de certos momentos e certas pessoas na minha vida… E nesta “inconsciência” apareceu Ela | a Nicolle | primeiro na esfera profissional e depois, naturalmente, na pessoal!

 

IMG_8878

Ela!.. Oh Ela.. Tão difícil de descrever como de conhecer! Não que não haja palavras que lhe assentem bem, mas porque é difícil encontrar as que revelem genuinamente a sua energia, intensidade, domínio e delicadeza! Para quem está de fora – a vê passar (e brilhar) mas não a conhece – Ela é um mulherão | furacão | fogo | uma manhã de verão | um sol radiante… Embevecida, para mim, além disto, Ela é menina | mimada | decidida | preguiçosa | uma tarde de inverno | uma chuva tempestuosa… Ela, que viaja pelo Mundo comigo (e fica comigo em casa)… Ela que tem sempre a palavra certa no momento certo (e no errado)… Ouço as gargalhadas dela para lá do seu sorriso incessante, limpo as lágrimas que poucos lhe descobrem, confidenciamos o maior segredo ou a maior futilidade e ficamos ali, no silêncio… naquele sossego cheio de barulho, onde só o nosso olhar é capaz de transpor e comunicar!

 

IMG_0002.JPG

Lembro-me da primeira vez que te vi | Setembro 2012 | e de pensar que “quando for grande quero ser como Tu”! Lembro-me do quanto (e tanto) me ensinaste… Dos empurrões que sempre me deste para eu voar em busca dos meus devaneios! Lembro-me de estares sempre lá quando eu tropecei para me levantares e mostrares que vai correr tudo bem! Lembro-me de como sempre me convenceste que tudo tem um tempo certo, que o tempo não corre como nós queremos, nem as coisas acontecem quando nós gostaríamos (Calma, Di!…)! Lembro-me de pensar que por pessoas como tu um dia deixo Lisboa mas Lisboa nunca me deixará… De ter a certeza que és o meu Porto de abrigo na Capital e, neste pensamento, tudo se apazigua e eu continuo cá, sem pressa de sair!

 

IMG_8880

Somos de gerações diferentes – ninguém diria – mas falamos a mesma língua! Somos tão diferentes, mas tão iguais… Cada uma com as suas crenças e ilusões, com as suas pressas e (in)paciências… Mas com a mesma energia, vontade, desejo, força, intensidade e explosão… Somos sonhadoras por natureza, o que desperta a minha curiosidade pelo que virá mas que me assegura que será tão surpreendente quanto memorável!…

 

IMG_8881.JPG

Já te celebrámos na folia de Madrid e na calmaria do Alentejo… Numa fiesta latina e ao som da lareira… Sempre tudo à tua imagem e (des)medida: lá estavas tu, com aquele sorriso largo e contagiante, um olhar que nos abraça, e com os braços estendidos para o brinde a ti, a nós, ao que foi e, principalmente, ao que virá! É incrível como és uma pessoa tão inesquecível, a quem ninguém consegue ficar indiferente… e ao mesmo tempo, num estilo Principezinho aquilo que te distingue só é visível aos olhos de alguns, a quem te dás a conhecer (sorte a minha…)! Há tanto (mas tanto) para lá do que tu mostras…

 

IMG_8893

Para mim, és a Maior (e a Melhor)… no que sonhas, realizas, sentes, ensinas, cativas e partilhas… No que já aprendi contigo, sonhei contigo e construímos juntas! Não podia terminar sem citar o teu Poeta, no desejo que a nossa Amizade (per)dure:

 

IMG_8884

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias…

(Amigo Aprendiz, Fernando Pessoa)

2 thoughts on “HOJE É DIA DELA | NICOLLE FERNANDES

Deixe um comentário