A day without laughter is a day wasted.
Charlie Chaplin
Não gosto de confusões!… O que pode parecer estranho para uma força da natureza como eu… Começo o dia com um sorriso largo, um olá aguerrido | barulhento, pronta para qualquer desafio que o dia traga, com a pontaria afinada para o vencer! Sou daquelas que desrespeita o silêncio dos outros e cujo silêncio ocupa muito espaço, que muitos até caracterizam de barulho ensurdecedor – o que se passa Diana? / Diz lá… estás muito caladinha…!
Gosto do sossego de casa, do meu espaço, do meu cantinho… lanço um olhar ameaçador a quem se aproxima em demasia!.. Sem motivo aparente diria… talvez seja por sempre ter vivido longe da agitação da cidade grande | Porto | onde nasci! Criada na Maia, protegida da confusão, mas no sonho de crescer e conquistar o Mundo!… Sou daquelas que passa o fim de semana relaxada sem pensar no que vestir? Em quem vou encontrar na rua? Ou no que irão pensar de mim?!…
Talvez por isso, quando me mudei para Lisboa, um nervosinho miudinho se apoderou do meu corpo! Ia viver em pleno coração Alfacinha | na Capital, onde as pessoas se esbarram nos passeios sem (se) olharem… e, quando vês, é alguém da televisão, das redes sociais, da sociedade ou da política… É normal! Para mim, não era normal não olharmos nos olhos de quem passa, não era normal não dizermos bom dia ou boa tarde, não era normal não darmos um sorriso acolhedor… Passado um tempo, percebi que não é assim que Lisboa vive! Lisboa acolhe-nos bem… precisamos de um pouco mais de atenção para nos apercebermos disso…
No meu bairro | Alfacinha | as pessoas olham-se nos olhos e sorriem, dizem bom dia e boa tarde e… Sim, eu (re)conheço os meus vizinhos!
No meu bairro, há um supermercado que, noutros tempos, seria a mercearia do Sr. José (ou do Sr. Manel e da D. Laura, pais da Mariazinha…)!
No meu bairro, há um jardim onde as crianças brincam, os adultos leem, correm-se maratonas, apanham-se banhos de sol… o tempo para e passa…
ROTEIRO 3K!
No meu bairro, come-se bem! Muiiiito bem!…
Hoje vou desvendar o meu roteiro 3K dos restaurantes preferidos do meu Bairro Alfacinha!
ATALHO REAL
Morada: Calçada Patriarcal 40, 1250-182 Lisboa, Príncipe Real, Lisboa.



Aceitam reservas, com nº limitado. Fácil de conseguir lugar sem reserva.
Especialidade: Carne.
Um segredo escondido na Embaixada!… Um amplo espaço interior e um alpendre acolhedor no exterior: romântico, para um jantar a dois; e descontraído para uma festa entre amigos.
Todas as especialidades de carne são saborosas e servidas a gosto (mal a bem passada)! Sugiro que peçam vários tipos de carne e acompanhamentos para dividirem e aproveitarem todas os momentos da refeição: entrada, prato principal e sobremesa 😉 .
ZERO ZERO
Morada: Rua da Escola Politécnica 32, 1250-102, Príncipe Real, Lisboa.



Não aceitam reservas. Depois das 20h pode ter um tempo de espera significativo.
Especialidade: Pizza.
A espera pode parecer difícil mas com a ajuda de um cocktail e uma boa conversa entre amigos, o tempo passa… No fim, a sensação é de que valeu a pena o esforço 🙂 . No verão, a esplanada tem um ambiente encantador e nos dias mais frescos peçam umas mantinhas para se aquecerem!…
As pizzas levam-nos numa viagem colorida até Itália, o serviço é ágil e o staff muito simpático!
SEM VERGONHA
Morada: Travessa de Santa Quitéria 38 D, 1250-016, Rato, Lisboa.



Aceitam reservas. Sem reserva é difícil conseguir disponibilidade.
Especialidade: Comida portuguesa.
Com um nome sugestivo, abriu este ano e logo deu que falar 🙂 ! A comida é caseirinha e o menu muito diversificado!… Para maximizar a degustação sugiro o estilo de Tapas para sentirem a explosão de sabores! Guardem um espacinho para a sobremesa que com um travo a avelã deixa-nos com a vontade de voltar… e voltar…
P.S. Recorda o nosso roteiro de 5K Brunchs de Lisboa e deixa todas as tuas dicas de sabores nos comentários.