A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.
(Vinícius de Moraes)
Estamos a poucas horas do Novo Ano, em pleno momento de reflexão, equilíbrio e renovação…
O que sonhei? O que vivi? O que mudou? Em que me transformei? O que levo na memória e o que deixo para trás (#saudade)? O que descobri e repeti? Onde caí? O que aprendi? O que trago para evoluir ou para (re)iniciar?
São mais as perguntas do que as respostas e esta é a beleza de virar a página… ou será o fechar de um livro e a abertura de um novo? Seja como for… é o momento de apertar o coração, respirar fundo e seguir em frente!

BA-LAN-ÇO | 2018 era o (meu) ano das expetativas máximas: o caminho estava delineado e todos os sonhos alinhados… mas faltava qualquer coisa!!! Aquele empurrão da vida, o afinar de timings, o despertar da(s) oportunidade(s) e o acertar da pontaria! Foi um longo caminho onde aprendi a respeitar o Tempo | da vida, das organizações e das Pessoas; descobri a Resiliência de espírito, que me ajudou a nunca deixar de acreditar, até quando não sabia bem em quê, mas logo o foco me recordava o objetivo final!… Para uma viajante do mundo | como eu | foi a concretização do voto do poeta | Kavafis, Ítaca (no vídeo, a fechar o post) | hoje um cliché: não é o destino que conta, mas a viagem! E assim, quase a fechar o ano, a borboleta em mim teve a sua metamorfose e voou… | realizou-se o sonho!…
O blog foi fundamental nesta jornada, a fechar o seu primeiro ano completo de vida, foi crescendo, a cada quinta-feira | dia de post novo | semana após semana, post após post… a criatividade foi-se libertando, fervilhando e contagiando quem teve a curiosidade de passar por cá! Os meus olhos brilharam, tantas e tantas vezes, de forma tão surpreendente, a cada comentário de amigos e (des)conhecidos sobre a Sapatilha, ou as palavras e locais partilhados… Um sorriso especial para a generosidade de quem partilhou a palavra e a sapatilha por aqui 😍 ! Fica o desejo de que eles te inspirem na partilha…
2018 foi o ano de voltar aos lugares onde fui (muito) feliz! O ano de rever a família que mantenho sempre perto | no coração | mas que mora longe 🌎 : a um oceano de distância! A celebração do Amor foi o mote destas viagens, e foi de Amor que elas foram vividas: primeiro, em Julho, o Matt e a Janelle casaram em Rhode Island (USA), onde também celebrámos com a Katie e o Cam, que casariam, mais tarde, em Outubro. Como (ainda) não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo, nesse mês, foi a celebração com a Fernanda e o Gabriel, que casaram em Ribeirão Preto (Brasil)! Que bom foi sentir-me em Casa, em tantas Casas…
Se bem te lembras, houve ainda tempo para um salto a leste | Moscovo e São Petersburgo | e ao norte de África | Marrakech…

Tal como previ no ano passado: os –intas são a melhor década! Tudo é vivido na conta e medida certas… E como sei isso? Porque aprendi que no equilibrar é que está o ganho!… Equilíbrio de energias, de expectativas, de sonhos, de concretizações e até de Amor!… Mas, como em todos os equilíbrios: é fundamental um certo desequilíbro de vez em quando… 😉 Tudo é vivido com intensidade e maturidade, o que nos permite acreditar e confiar que as coisas (boas) vão acontecer! Numa dose, pelo que fazemos e noutra (às vezes maior do que desejamos) pelo que dependerá de fatores que não controlamos, como o tempo, o lugar e a sorte! Como dizem minhas amigas, ser eu boa conselheira, vou arriscar deixar-te um conselho:
Não sofras por antecipação, sonha alto, equilibra com a (tua) realidade, desafia-a se for o caso, corre até onde puderes, deixa o vento empurrar-te e as estrelas guiarem-te: vais ver que o destino vai valer a pena a viagem!… Não te esqueças que estás sempre a tempo de (re)orientar as rotas 🙂 !

2019 | Desejo: sonhar, correr (e) com.vencer!!! Sonhar como Respirar, porque não podemos parar, por mais concretizações que alcancemos! Agora, é tempo de correr e aprender, para construir (e) com.vencer! Que Tu sejas um ano surpreendente, cheio de desafios, quedas profundas e voos altos… Que o Amor continue a ser a fonte de Energia e que a minha continue a fazer muito barulho: que sejamos cada vez mais, neste Calça a Sapatilha e Corre…
Por aqui, vou continuar na Estrada | entre Porto e Lisboa, ou será entre Lisboa e Porto? e pelos Céus | a viajar, ainda sem destinos escolhidos (aceitam-se sugestões!!!)! Vou continuar a escrever no #descobre | Experiências de destinos, hotelaria e gastronomia que foram marcantes para mim; #inspira | O que penso (e o que sinto) sobre o que me vai inquietando (ou encantando) de forma inspiradora!; e #partilha | Histórias de quem já Calça a Sapatilha e Corre! Vou aceitar o desafio de alguns seguidores e escrever sobre Amor | o que virá (ou já veio?) e o que está sempre cá (#amigos #família)! Vou ser (ainda) mais Tia, com a chegada do Miguel (#tiazices #miminhosdatiadi) e continuar a ser uma miúda mimada, filhinha da mamã e do papá!
Estou aqui | 2019 | pronta para ti!
ÍTACA
Poema de Constantino Kavafis (1863-1933)
“Se partires um dia rumo a Ítaca,
faz votos que o caminho seja longo,
repleto de aventuras, repleto de saber.
Nem Lestrigões nem os Ciclopes
nem o colérico Posídon te intimidem;
eles no teu caminho jamais encontrarás
se altivo for teu pensamento, se subtil
emoção teu corpo e teu espírito tocar.
Nem Lestrigões nem os Ciclopes
nem o bravio Posídon hás de ver,
se tu mesmo não os levares dentro da alma,
se tua alma não os puser diante de ti.
Faz votos que o caminho seja longo.
Numerosas serão as manhãs de verão
nas quais, com que prazer, com que alegria,
tu hás de entrar pela primeira vez em um porto
para correr às lojas dos fenícios
e belas mercancias adquirir:
madrepérolas, corais, âmbares, ébanos,
e perfumes sensuais de toda a espécie,
quanto houver de aromas deleitosos.
A muitas cidades do Egito peregrinas
para aprender, para aprender dos doutos.
Tens todo o tempo de Ítaca na mente.
Estás predestinado a alí chegar.
Mas não apresses a viagem nunca.
Melhor muitos anos levares de jornada
e fundeares na ilha, velho, enfim,
rico de quanto ganhaste no caminho,
sem esperar riquezas que Ítaca te desse.
Uma bela viagem deu-te Ítaca.
Sem ela não te punhas a caminho.
Mais do que isso não lhe cumpre dar-te.
Ítaca não te iludiu, se a achas pobre.
Tu te tornaste sábio, um homem de experiência,
e agora sabes o que significam Ítacas.”
(Trad. José Paulo Paes)
One thought on “VEM 2019 | SONHAR CORRER COM.VENCER!…”