You can never cross the ocean unless you have the courage to lose sight of the shore.
(Christopher Columbus)
Portugal é o melhor país do Mundo…
Para os que são de cá: para nascer, para crescer, para viver, para permanecer, para enaltecer…
E para os que vêm ou passam por cá: para visitar, para descobrir, para conhecer, para namorar (e se enamorar), para recomendar e para voltar!
Seja qual for a cidade que recebe, a sensação é a mesma: vamos por caminhos (des)conhecidos, entre ruas, rotundas e avenidas, perdemo-nos e encontramo-nos como se já fôssemos de cá, descobrimos paisagens únicas de cortar a respiração… (primeiro estranha-se, depois entranha-se, certo? 🙂 )! Pela peculiaridade dos lugares, pela (extrema) simpatia dos Portugueses | essa tal hospitalidade, o saber receber…| pelo amenizar do tempo, pelo embalar do ar… É por tudo isto e pelo que (ainda) conseguimos esconder, qual diamante em bruto, que somos o país da Moda, aquele que todos têm que visitar! Não sou eu que o digo, serei sempre suspeita, porque tenho no sangue aquela Portugalidade que se define como o sentimento de amor ou de grande afeição por Portugal; quem o diz são as redes sociais, a imprensa, os influenciadores e, principalmente, os viajantes…
Como em qualquer amor puro e genuíno, não é fácil escolher o que mais me fascina no meu País, até porque o amor de verdade não se explica, acontece (Destino?)... Mas vamos explorar…
Serão os rios e as suas encostas encantadas? Todas tão diferentes num país tão pequeno… Serão as serras da Beira ou os montados e vales do Alentejo? Serão as praias recônditas do Algarve? Será a imponência da Invicta ou a luz de Lisboa? Será a comida, os doces ou os salgados? Será o Fado ou a Saudade? …
Não! Para mim, o segredo está no Mar, que se revela e evidencia todos os outros encantos! Somos um país à beira-mar estendido… já dizia o poeta! O Mar inspira-nos… dá-nos a sensação de estarmos perto de tudo: de África, das Américas e até dos Polos! A sua imprevisibilidade desperta os nossos sentidos, para estarmos sempre prontos para qualquer desafio e a sua força ensina-nos a transformar tudo o que nos acontece | bom ou mau | em energia e com ela ultrapassarmos o que vier… Foi assim que este Mar nos fez descobridores e conquistadores do Mundo | ontem, hoje e amanhã…
Se me sinto uma viajante do Mundo pela minha curiosidade fervilhante pelo desconhecido, pelos lugares, sabores e pessoas, pela aventura e pela partilha… sinto-me um Peixe de Mar, pela sua imensidão que se estende à (minha) vida, pela ligação a este elemento | água, pela liberdade, pelos desafios que as diferentes correntes (me) lançam e até pelo desafio de ser pescada pelos iscos certos que se atiram ao Mar! Ainda em jeito de analogia, entre o que de melhor se lança ao mar e o desafio de agarrarmos os iscos certos na vida… hoje venho partilhar contigo um dos meus lugares preferidos, para correr e comer, para passear e deliciar(-me): a Casa da Guripa, onde encontrarás o melhor Peixe de Mar!
A CASA DA GURIPA
Facebook: Casa da Guripa | IG: @casadaguripa
Morada: Tv de Angeiras, 20, 4455 Praia De Angeiras, Porto, Portugal


A Casa da Guripa fica em Angeiras, mesmo à beirinha de Leça da Palmeira, para muitos a Terra Mais Bonita de Portugal (será? gostos não se discutem, não é? 😉 )!
Pode passar despercebida para quem não a conhece, pela sua localização escondidinha e por ser um espaço à primeira vista pequeno mas, depois de entrar, acolhedor e requintado!

À chegada, a paisagem é o melhor aperitivo… Se fores lá jantar, o sol despede-se mesmo à tua frente!… Depois, entre a areia e as casinhas de pescadores, sentes-te numas férias no sul da Europa, em estilo capa de revista, sem a enchente de turistas! Entre tapas e pratos principais, o difícil é escolher!

É tudo tão bom quanto parece, acredita! A minha dica: na partilha é que está o ganho e o staff aconselha na perfeição as doses de acordo com as preferências dos pedidos! Se fores num grupo (mais de quatro pessoas) aconselho que reserves… mas não desanimes, porque eu já fui lá com duas amigas e a amabilidade de quem nos recebeu ofereceu-nos um lugarzinho charmoso no alpendre 😍 !

Como já deves ter percebido, o encanto desta casa sente-se no ar e, como por magia, contagia(-nos) a todos! Da simpatia de quem nos sorri à entrada, ao perfume a maresia e ao sabor a Mar… Os peixinhos | gambas e da horta | são os meus preferidos!… Seguidos de um desfecho grandioso, como a imagem regista: três sobremesas de deixar água na boca, sendo que a minha preferida foi a do encontro improvável entre o doce & salgado | bolo de bolacha & caramelo salgado!
Que bela coincidência com os contrastes da vida ❤️! Concordas?!…
Por isso entre, acomode-se, e volte sempre!… (Casa da Guripa)