“People who love to eat are always the best people.”
(Julia Child)
A vida é o caminho que vamos trilhando: uns dias com curvas e contra curvas | outros mais diretos, uns dias em estrada lisa | outros com lombas e buracos… uns dias conseguimos planear a rota e até mapear | outros temos que a ir descobrindo à medida que vamos andando… passo a passo! Confesso que estes são os meus dias preferidos: sair sem destino, sem saber o que vou encontrar ou quem vou conhecer… Acredito que é nestes que fico a conhecer-me melhor e que me permito escolher onde quero ficar (ou voltar)!
Ao mesmo tempo, é esta liberdade que me faz valorizar o que já conheço, o que já escolhi e aqueles momentos (tão meus) que vou repetindo sem me aperceber dessa repetição… chamemos-lhes Rotinas! Não tenho muitas, mas há uma que nasceu no Porto e cresceu em Lisboa: o sabor a Domingo! Quando deixamos o nosso Porto seguro (a casa dos Pais), aprendemos a criar as nossas asas e isso leva-nos a novas experiências… que, na verdade, serão uma réplica do que vivíamos, mas noutro espaço, noutro tempo, noutro ambiente!

Desde criança, o almoço de Domingo é o momento em que nos reunimos à mesa para mais do que comer, conviver (o verbo “comer”, do latim, significa “cum edere”, estar com…)! Falamos da semana que passou, da projeção da seguinte… No Porto, faço-o em família: já falámos dos estudos, dos amigos e “do que queres ser quando fores grande”… hoje falamos da capital, das viagens e dos sobrinhos que “estão cada vez maiores”!
Em Lisboa, o almoço passou a Brunch que, se traduzirmos, é uma mistura de pequeno-almoço e almoço… ou apenas uma desculpa para acordar mais tarde! Uma maneira divertida de aproveitar o tempo com os amigos e conhecer os (r)e(n)cantos da cidade… Tradicionalmente, quem me acompanha nestas aventuras é a Joana, por isso, decidi desafiá-la a fazermos uma corrida, em estilo passeio, pelos Brunches que já experimentámos, para construirmos o nosso roteiro de 5K pelos melhores Brunches de Lisboa.

REGRAS DA CORRIDA
Como em qualquer corrida, no início, temos mais força e motivação para a viagem, apreciando com mais intensidade cada movimento! Por isso, para garantir que nos mantemos todos entusiasmados, avançamos com as experiências de Brunches que mais gostámos!
Não é fácil (nem justo) fazer uma comparação entre Brunches… por isso definimos algumas regras para as nossas escolhas:
- Se estão no nosso Top 5, são referências para nós, aconselhamos cada Brunch identificado e queremos repetir a experiência. O que difere a sua posição na nossa lista é fruto das expectativas levadas e das impressões que cada uma reteve! Que ninguém nos ouça, mas, mesmo entre nós, não foi uma valorização 100% consensual..!
- Escolhemos os 5 critérios que mais nos marcam nestas provas: Comida (diversidade e sabor); Localização e Espaço; Preço; Staff (atendimento e simpatia); e Tempo de Espera.
- Para cada restaurante, ordenámos os critérios, no sentido do mais para o menos apreciado. Assim, o número de coroas indica a valorização relativa que os critérios tiveram para nós na experiência desse Brunch, não sendo nenhuma classificação de avaliação.
Estás preparado? Aos seus lugares, preparar, partida!…
1. LEITARIA LISBOA
Morada: Rua da Artilharia 1, 87A, Rato, Lisboa

Sentimo-nos em Casa, num ambiente cosmopolita e minimalista que enquadra a simplicidade da comida e enaltece o desfrute da experiência!

2. CHOUPANA CAFFE
Morada: Avenida da República, 25A, Saldanha, Lisboa

Sentimo-nos num ponto de encontro de Amigos, num ambiente descontraído e animado, com grande diversidade de comida e sabores!

3. DELIDELUX
Morada: Av. Infante D. Henrique, Armazém B, Cais da Pedra, Loja 8, Sta Apolónia, Lisboa

Sentimo-nos relaxadas, a contemplar uma das vistas mais bonitas da Cidade, enquanto saboreávamos a variedade de comida, num ambiente gourmet e multicultural.

4. NICOLAU
Morada: Rua de São Nicolau, 17, Baixa, Lisboa

Sentimo-nos Turistas na própria Cidade, com vontade de descobrir o local, o que o rodeia e experimentar todo o menu saudável!

5. TARTINE
Morada: Rua Serpa Pinto, 15A, Chiado, Lisboa

Sentimo-nos surpreendidas como quem encontra um tesouro escondido em pleno Coração da Cidade e fomos absorvidas pela diversidade e quantidade do menu!

Espero que tenhas apreciado este passeio e que tenhas ficado com água na boca! A nossa lista de Brunches que queremos experimentar é extensa, mas aceitamos todas as sugestões!!!
Conta-me: Qual é o teu Brunch preferido em Lisboa?
Adorei o post Diana.
Tenho que exprimentar os que faltam na minha lista 🙂
Beijocas
GostarLiked by 1 person
Obrigada Rita!! Depois conta-me como foi!! Qual gostaste mais 🙂 beijinhos
GostarGostar
Mnham! Vou meter o roteiro em prática!! 😉
GostarLiked by 1 person
Eheh e por falar em roteiros.. quero conhecer os teus 😉 depois conta-me o que achaste destes na tua experiência !!
GostarGostar
Já me levaram a experimentar o Choupana e o Delidelux! 🙂 adorei os dois, adoro o conceito de brunch por isso qualquer um sabe bem! À espera que me leves aos outros!
GostarLiked by 1 person
À espera que voltes a Lisboa ou… que me acompanhes num Roteiro no Porto! 😉
GostarGostar
quando vamos juntas? 🙂
GostarGostar
No próximo domingo que fique em Lisboa? 😉
GostarGostar